Salas temáticas ganham destaque na I Mostra Cultural Disciplinar do Colégio Estadual Marumbi

Objetos antigos trazem belas recordações
Objetos antigos trazem belas recordações
Os alunos do Colégio Estadual Marumbi apresentaram ontem (20),  materiais produzidos por eles, sobre diversos temas estudados. A organização dos materiais foi feita em salas temáticas onde os alunos realizaram apresentações para a comunidade escolar. 
Foram apresentados objetos e animais confeccionados utilizando a técnica de origami.
Com atividades  práticas os estudantes demonstraram a formação das cores aditivas e subtrativas.
A  história do café foi revivida com a apresentação de ferramentas utilizadas no cultivo das lavouras. Houve a representação da área central da cidade de Marumbi, destacando sua praça, onde as pessoas costumam conversar durante suas horas vagas.
Os estudantes também confeccionaram jogos diversos que foram expostos  e deram  às pessoas oportunidade de brincar e testar a agilidade.
Os alunos confeccionaram maquetes sobre  vulcões e tipos de  rochas.
Foram trazidos objetos antigos como: lampiões, moinho de café e cilindro manual para reviver o passado. A história do município de Marumbi foi contada através de fotos antigas dos principais pontos da cidade com:  escolas e igrejas.
Produtos como sabão e amaciante representaram o aproveitamento do óleo de cozinha.
O evento agradou aos presentes e trouxe recordações. Na opinião de Luzia Trindade, mãe da aluna Ana Heloisa, foi muito bom reviver o passado. "As pessoas estão se esquecendo de quem trabalhava duro na roça e que colhia. Eu mesma trabalhei muito na roça desde criança e hoje eu vejo o quanto foi importante pra mim. Sei dar valor ao dinheiro e o quanto foi difícil ganhar. Infelizmente hoje os nossos jovens tem tudo muito fácil e não lutam para ter as conquistas", diz Luzia.
Para os alunos o aprendizado muito foi maior com a confecção dos materiais. Gabriel dos Santos Munhoz, aluno do 6º Ano A, Ensino Fundamental, disse que não sabia que existiam três tipos de rochas, e que  aprendeu com sua professora. "Agora vai ficar guardado na minha cabeça", afirma Gabriel. 
Ryan Gabriel Bento de Lima, do 1º Ano A,  Ensino Médio, apresentou o tema: Trabalho, Consumo e Lazer, e afirma que aprendeu que no mundo existem diferentes tipos de cultura. "O mais importante é saber saber respeitá-las e não ter a xenofobia, que é o preconceito contra estrangeiro. Essas culturas me agregaram muito no conhecimento para entender mais sobre o mundo exterior e não ficar preso naquilo que eu já tinha de conhecimento", diz Ryan. (Fotos: Fátima Rocha / Samir Aiache)

Mais fotos


2 Comentários

  1. Ficou perfeito mesmo! Parabéns a todos envolvidos. Parabéns Fátima pela matéria, você faz um trabalho excelente.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!Sua opinião é fundamental.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem