Objetos antigos trazem belas recordações |
Os alunos do Colégio Estadual Marumbi apresentaram ontem (20), materiais produzidos por eles, sobre diversos temas estudados. A organização dos materiais foi feita em salas temáticas onde os alunos realizaram apresentações para a comunidade escolar.
Foram apresentados objetos e animais confeccionados utilizando a técnica de origami.
Com atividades práticas os estudantes demonstraram a formação das cores aditivas e subtrativas.
A história do café foi revivida com a apresentação de ferramentas utilizadas no cultivo das lavouras. Houve a representação da área central da cidade de Marumbi, destacando sua praça, onde as pessoas costumam conversar durante suas horas vagas.
Os estudantes também confeccionaram jogos diversos que foram expostos e deram às pessoas oportunidade de brincar e testar a agilidade.
Os alunos confeccionaram maquetes sobre vulcões e tipos de rochas.
Foram trazidos objetos antigos como: lampiões, moinho de café e cilindro manual para reviver o passado. A história do município de Marumbi foi contada através de fotos antigas dos principais pontos da cidade com: escolas e igrejas.
Produtos como sabão e amaciante representaram o aproveitamento do óleo de cozinha.
O evento agradou aos presentes e trouxe recordações. Na opinião de Luzia Trindade, mãe da aluna Ana Heloisa, foi muito bom reviver o passado. "As pessoas estão se esquecendo de quem trabalhava duro na roça e que colhia. Eu mesma trabalhei muito na roça desde criança e hoje eu vejo o quanto foi importante pra mim. Sei dar valor ao dinheiro e o quanto foi difícil ganhar. Infelizmente hoje os nossos jovens tem tudo muito fácil e não lutam para ter as conquistas", diz Luzia.
Para os alunos o aprendizado muito foi maior com a confecção dos materiais. Gabriel dos Santos Munhoz, aluno do 6º Ano A, Ensino Fundamental, disse que não sabia que existiam três tipos de rochas, e que aprendeu com sua professora. "Agora vai ficar guardado na minha cabeça", afirma Gabriel.
Ryan Gabriel Bento de Lima, do 1º Ano A, Ensino Médio, apresentou o tema: Trabalho, Consumo e Lazer, e afirma que aprendeu que no mundo existem diferentes tipos de cultura. "O mais importante é saber saber respeitá-las e não ter a xenofobia, que é o preconceito contra estrangeiro. Essas culturas me agregaram muito no conhecimento para entender mais sobre o mundo exterior e não ficar preso naquilo que eu já tinha de conhecimento", diz Ryan. (Fotos: Fátima Rocha / Samir Aiache)
Mais fotos
Tags:
Escolas
Ficou perfeito mesmo! Parabéns a todos envolvidos. Parabéns Fátima pela matéria, você faz um trabalho excelente.
ResponderExcluirMuito obrigada!Sua opinião é fundamental.
ResponderExcluir