O livro-reportagem COLÉGIO MARUMBI: Há seis décadas superando os improvisos da educação brasileira, de autoria de FÁTIMA ROCHA, conta a história do Colégio Estadual Marumbi,
instituição de ensino localizada no município de Marumbi, Norte do Paraná. O
colégio é o único estabelecimento da rede estadual no município, atualmente,
tendo iniciado suas atividades com a denominação de Grupo Escolar de Marumbi em
1959, sendo que funcionou nessa categoria até 1977.
Tendo em vista a importância do colégio na formação de cidadãos dessa
região, esse trabalho de conclusão do curso de jornalismo, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, tem como objetivo principal contar
sua história, destacando seus personagens e principais acontecimentos, por meio
de um livro-reportagem, partindo de sua fundação no ano de 1959 até os dias
atuais. Espera-se que este livro possa destacar a relevância desta instituição
de ensino para sua região, fazendo com que sua história seja resgatada.
Ao longo de sua trajetória, o Colégio Marumbi foi uma base sólida
para estudantes que frequentaram suas
salas de aulas, e que posteriormente seguiram carreiras de destaque em outros
municípios ou mesmo em outros estados.
Vale ressaltar que o trabalho realizado no Colégio Marumbi não se
restringe ao município onde está localizado. Durante alguns anos, estudantes
dos municípios vizinhos frequentaram o curso de Formação de Docentes - ofertado
até pouco tempo - e se formaram professores, sendo que alguns deles hoje
integram o quadro de profissionais dessa unidade de ensino.
A importância de se contar a história desse colégio e guardar um
material que possa servir de pesquisa para as futuras gerações, justifica a
elaboração desse produto. Com esse trabalho, será possível divulgar a história
da instituição não só para a comunidade local, mas também para outros
municípios, estados e até mesmo nacionalmente.
Livro Físico
O relato da história do Marumbi está incluído no contexto da educação paranaense e brasileira. Através desse estudo procura-se
mostrar algumas diferenças entre os estudantes das gerações passadas e os da
atualidade. A valorização do professor e demais profissionais da educação nas diferentes
épocas foi outra questão tratada no livro-reportagem. A metodologia e os
recursos utilizados em sala de aula nos dias atuais foram comparados com
aqueles que fizeram parte da rotina dos antigos grupos escolares, que foram
criados no Brasil, primeiramente no estado de São Paulo, e visavam o
desenvolvimento de um trabalho eficiente através de classes com alunos que
possuíam o mesmo nível de aprendizagem.
Contar a história do Colégio Marumbi, portanto, também permite refletir sobre a história da educação do Paraná e do Brasil. Através desse trabalho, tem-se a intenção de provocar uma reflexão sobre como a educação no Brasil é tratada de maneira improvisada, e as escolas têm acumulado funções pertencentes a outros segmentos da administração pública e da sociedade. Exemplos disso são a cobrança de uma rotina de estudos por parte do aluno, quando na verdade esse é um papel da família.