Reabertura de escolas no Paraná gera preocupação Foto: Fátima Rocha |
O plano apresentado na última quinta-feira (30), pelo comitê para a volta às aulas presenciais no Paraná, preocupou a grande maioria dos pais de alunos.
Resultado de uma enquete realizada pelo Portal G1, mostra que mais de 90% dos pais não pretendem mandar os filhos para a escola, caso o retorno seja oficializado para o mês de setembro.
O Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP), entende que esse não será o momento ideal para a reabertura das escolas. Na opinião do sindicato a pandemia no Paraná não está controlada.
Por sua vez, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), afirma que o retorno das aulas presenciais em setembro, ainda é um indicativo e que a efetivação do novo calendário dependerá do desenvolvimento da pandemia no estado.
A SEED ainda pretende realizar uma consulta aos pais para saber qual modelo oferece mais segurança. Os pais poderão opinar se desejam manter o estudo remoto ou retornar ao presencial.
Apesar da volta estar prevista para acontecer de forma escalonada, não há como garantir a segurança dos estudantes e profissionais que atuam nas escolas.
O que se sabe de antemão é que os estabelecimentos de ensino terão uma árduo trabalho assim que ocorrer a reabertura das escolas. Não será nada fácil garantir o cumprimento das medidas sanitárias prevista pelo protocolo.
Fonte: G1 / Agência Estadual de Notícias