Devoção a Santo Expedito é propagada no município de Marumbi/PR

Foto: Facebook/@Santo Expedito/Reprodução

O município de Marumbi está localizado no norte do Paraná. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui 4.681 habitantes. Como a maioria das pequenas cidades, Marumbi não possui muitos atrativos de lazer. Os eventos religiosos se tornam os acontecimentos que conseguem atrair a participação da população. A religião predominante é a católica. Sendo assim, a devoção pelos santos mais populares se faz presente entre os fiéis. Além do padroeiro São Bom Jesus, outros santos também possuem seus devotos. Um dos santos populares no município é Santo Expedito. A popularidade do santo conhecido padroeiro das causas urgentes, iniciou pouco antes dos anos 2000. Uma pequena gruta foi construída pela prefeitura do município, num morro localizado na entrada da cidade.
Foi nessa época que surgiu um personagem para dar continuidade a essa propagação de fé. O senhor Renato Mário, um dos pioneiros de Marumbi, e também proprietário de um posto de combustíveis localizado no trevo de entrada da cidade, durante muitos cuidou da pequena gruta com muito carinho. Todos os dias ele tinha o compromisso de acender e apagar as luzes existentes naquele local. Também periodicamente realizava a limpeza daquele espaço deixando sempre um visual bonito e alegre. Hoje aos 92 anos, o senhor Renato não cuida mais da gruta, mas, conserva a mesma fé e devoção pelo santo das causas urgentes.
santo expedito
Renato Mário

O morro de Santo Expedito

Alguns anos após a construção da pequena gruta foi colocada uma estátua em homenagem ao santo. Atualmente o local passa por uma reforma. Está sendo construída uma praça. A região está sendo arborizada. O prefeito Adhemar Rejani quer transformar o morro de Santo Expedito em um cartão postal e valorizar a entrada da cidade. Essas melhorias tendem a modificar o visual do local.
É possível que futuramente pessoas da região sejam atraídas e a propagação da fé e da devoção ganhe mais força.
 
Parque Santo Expedito - Foto: BJ Babu


Quem foi Santo Expedito?

De acordo com alguns registros, Expedito foi um oficial do exército romano. Por ser um personagem cumpridor de seus deveres e muito disciplinado, Expedito se destacava perante ao grupo. Inicialmente não se preocupava com questões espirituais. Sua conversão ocorreu um dia após sonhar com um corvo que representava o mal e que pronunciava a palavra "amanhã". Ao contrário do que disse o corvo, Expedito disse a palavra "hoje" e se converteu no dia seguinte. Por isso ele é o santo das causas urgentes. Algum tempo depois passou a ser odiado pelos inimigos, sendo decapitado. Embora não se tenha certeza, mas, a data em que foi decapitado seria 19 de abril de 303 d. C. Por isso a data de homenagem a Santo Expedito é 19 de abril. Além de ser o santo das causas urgentes, Santo Expedito também é padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Por ter sido soldado sua imagem exibe uma túnica curta, vestimenta típica dos soldados daquela época. Na mão esquerda carrega uma palma e na mão direita a cruz com a palavra "hodie", que em latim significa hoje. Embaixo de seu pé direito aparece a figura do corvo.


4 Comentários

  1. Sou moradora da comunidade Santo Expedito e estou muito contente com esse trabalho que vem sendo realizado no morro parabens
    A todos que dedicaram principalmente ao Sr prefeito Ademar Rejane.

    ResponderExcluir
  2. Que matéria bacana professora, para exaltar nossa cidade! Já que está contando a história, vale a pena incluir que o morro surgiu em 1998, de uma devoção do prefeito que faleceu em exercício. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Obrigada pelo apoio! Certamente continuaremos divulgando os fatos importantes de nossa cidade. Sua sugestão é bastante válida.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem