Como montar uma sala de aula invertida com facilidade

sala de aula invertida
Sala de aula invertida: mais uma possibilidade de interação entre os alunos
Foto: Pixabay

Em uma sala de aula invertida, os estudantes são encorajados a aprender e partilhar os seus conhecimentos uns com os outros através do ensino entre pares. 

Com esse projeto,  é possível combinar os benefícios de um ambiente de e-learning com a facilidade de trabalhar com alunos virtuais.

 Este artigo mostrará como criar uma sala de aula invertida com facilidade e fazer com seus filhos consigam aproveitar melhor.


O que é uma sala de aula invertida?

Uma sala de aula invertida é um ambiente educativo virtual onde os alunos podem interagir uns com os outros.

Em uma sala de aula invertida, os estudantes trabalham em seus próprios tempos e utilizam o benefício de interagir com os seus pares num ambiente peer-to-peer.

Para criar uma sala de aula invertida, será necessário:

·         Criar um website ou aplicativo que hospedará o plano e calendário das aulas;

·         Montar uma aula virtual;

·         Ter um link para o plano de aula;

·         Aderir a todas as políticas e procedimentos na sala de aula virtual.


Como criar uma sala de aula invertida

Em uma sala de aula invertida, espera-se que os alunos adquiram informações e competências através da auto formação. Nesse modelo de sala, cada atividade é tratada como uma oportunidade de aprender. 

Além disso, espera-se um ensino entre pares, bem como oportunidades de colaboração e desafio. A instrução  é conduzida por um instrutor dedicado que é integrado a cada um dos seus alunos.

Passos para criar uma sala de aula invertida na sua casa ou escritório

·         Criar um diário de avaliação onde  registará a avaliação e o progresso do aluno.

·         Crie um plano de ação para delineará os passos que tomará para alcançar o seu objetivo de aprendizagem.

·         Mantenha um diário do progresso do seu aluno. Pode ser um diário de tarefas ou projetos, um diário de eventos diários, ou uma lista de afazeres.


Ajude  seu filho a aprender em uma sala de aula invertida

Em uma sala de aula invertida,  esperar-se que o seu filho faça tudo o que se segue:

·         Ler e compreender o plano de aula. Algumas das questões podem incluir: Porque  fazemos isto? Qual é o objetivo desta lição? Para onde vamos a seguir?

·         Faça apresentações a seu filho e a outras pessoas da sua turma. Tipicamente, estes seriam projetos ou tarefas.

·         Pratique a fala e a escrita no grupo de discussão. Isto pode incluir falar com o seu filho sobre o que ele compreende e o que não compreende, ou falar sobre a sua cultura e o seu país.

·         Arranjar tempo para estudos independentes. Isto poderia consistir em projetos ou outras oportunidades de aprendizagem.


Os benefícios de uma sala de aula invertida

Avaliação preditiva - Poderá ver o desempenho do seu filho no dia do teste, e o que isso poderá significar para o seu desempenho futuro. 

Igualdade entre estudantes - Entre os estudantes, haverá uma variedade de personagens sendo alguns amigáveis e outros contraditórios. Quanto maior for a diversidade que exibir, mais claramente compreenderá quem é quem e no que acreditam.


Ações que evitam perder oportunidades de aprendizagem importantes com uma sala de aula invertida

  • Deixar  seu filho terminar um conceito ou fazer primeiro uma experiência pode ser uma boa ideia, mas não é necessário. Também pode ser uma boa ideia dar uma vista de olhos à forma como ele se sai no teste real. 
  • Poderá reparar se ele está quase sempre desligado por um certo tempo. Isto poderá indicar que e ainda não está totalmente envolvido no conteúdo.
  • Não trabalhe demais com o seu filho. Pode ser tentador sobrecarregar o seu filho com tarefas, mas isso só causará mais problemas do que com a abordagem menos intrusiva. 
  • Use um dispositivo digital enquanto o seu filho está realizando os trabalho. Este pode ser um dispositivo de mão, um celular um computador ou ambos.
  •  Seja gentil com o seu filho. Esteja preparado. Se tiver  perguntas ou problemas, entre em contato com outros alunos de  sua turma. Pode perguntar a qualquer um dos alunos do grupo se eles podem ajudar.
  • A colaboração é a chave para uma instrução eficaz. Em uma sala de aula invertida, a colaboração é encorajada. Isto significa que terá um avanço na conversa e manterá um equilíbrio saudável entre fazer perguntas e fornecer feedback
  • Pode perguntar a seu filho o que ele pensa, o que ele quer, e porque é que ele faz o que  faz. Pode também conversar com outros alunos da sua turma para falar sobre as suas experiências. 

Não perca oportunidades de aprendizagem importantes com uma sala de aula invertida.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem