Quem é Fátima Rocha

Jornalista Fátima Rocha




Meu nome é Fátima de Souza Rocha.

Nasci na cidade de Ivaiporã, estado do Paraná.
Sou filha de Antonio de Souza Rocha e Ana Alves de Almeida Rocha.

No Colégio Estadual de Jandaia do Sul concluí o curso de Magistério em 1988.

Sou graduada em Ciências com habilitação em Biologia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, no ano de 1992. No ano de 1998 concluí meu primeiro curso de especialização na área de Morfofisiologia Humana pela mesma instituição. 

Em 2012 concluí minha segunda especialização na área de Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Eficaz de Maringá. O curso de Gestão Educacional, no ano de 2013, pela Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio, foi minha terceira especialização.

Iniciei meus trabalhos na área da educação no ano de 1989 como professora da Educação Infantil na Escola Estadual Humberto Castelo Branco, município de Jandaia do Sul, onde trabalhei também com os anos iniciais do Ensino Fundamental, até o ano de 1995. 

No ano de 1996 me mudei para a cidade de Marumbi, estado do Paraná, e em 1997 iniciei meus trabalhos como docente nos anos finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, sendo contratada pelo regime CLT da rede estadual do Paraná.

No ano de 2005 fui aprovada em concurso público da Área Administrativa da Educação Básica. Após nomeada, tomei posse em janeiro de 2006, no município de São Pedro do Ivaí. Alguns meses depois retornei para meu município de residência que é Marumbi.
Dentro da área administrativa realizei diversas atividades, tomando muito gosto por esse trabalho e me identificando com a parte burocrática.

Em maio de 2009 fui convidada para ocupar o cargo de Documentadora Escolar, passando a representar o Núcleo Regional da Educação de Apucarana em meu município. Minha principal atividade como Documentadora Escolar esteve ligada às questões de Recursos Humanos como suprimento dos profissionais da educação e também  distribuição de aulas para professores e vagas para os ocupantes de outros cargos.

No início  de 2013 decidi permanecer somente com as funções da secretaria (Agente Educacional II) do Colégio Estadual Marumbi, cargo para o qual fui aprovada em concurso público.

Ao longo desses 30 anos de trabalho prestado à educação, as dificuldades encontradas não foram poucas, porém sempre vencidas com muita força de vontade, dedicação e fé. A estabilidade que existe hoje foi conquistada com grande luta, pois diversos fatores se fizeram presentes: falta de acesso às informações, dificuldades de ordem financeira bem como a falta de valorização do trabalho desenvolvido que não é algo exclusivo meu, pois toda a classe dos educadores se depara com a mesma realidade.

Com base nesta experiência vivida entendo que a educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa e com menos desigualdades. 

Embora já tenha trabalhado durante vários anos na área da educação, carrego comigo desde a adolescência um grande sonho: atuar na área da comunicação. Após terminar o curso de nível médio não houve possibilidade de ingressar numa graduação dessa área, por isso, a licenciatura em Ciências foi o curso superior que busquei e o que me proporcionou o que tenho.

Em 2017  encontrei no Centro Universitário Internacional UNINTER, o curso de Bacharelado em Jornalismo. Senti que esse era o momento de buscar algo novo e ao mesmo tempo acreditar que o sonho que foi guardado por um longo tempo teria a chance  de ser colocado como uma meta a ser alcançada.

Em busca  de mais um aprendizado foi que criei esse blog para divulgar assuntos relacionados à educação.

Em 2021 me formei em jornalismo. Atualmente trabalho com produção de textos para a web, além do trabalho no Colégio Estadual Marumbi.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem