Falta de vagas em creches da Alemanha provoca disputas nos tribunais

Dez mil crianças alemãs estão fora da creche por falta de vaga
De acordo com a legislação alemã as crianças têm direito a frequentar a creche após completar um ano de idade.  Mas na realidade faltam cerca de 10 mil vagas para atender as crianças dessa idade, em Berlim. A disputa por uma vaga é tão intensa que muitos pais iniciam a procura por creche mesmo antes de seus filhos nascerem. O fato de não conseguir vaga muitas vezes leva os pais a entrarem na justiça, para exigirem que a lei seja cumprida.
Essa situação tem ainda uma consequência mais grave, que é o pagamento de propina em troca de uma vaga. Os valores oferecidos chegam até a 50 mil euros. A compra de vagas fez com que ONGs de combate à corrupção, se preocupassem com o fato.
Acredita-se que essa crise tenha sido gerada pelo crescimento da população, chegada de novos moradores na região, falta de espaço físico e também a falta de profissionais para atendimento. 
Tentando resolver o problema, o governo tem implementado novas políticas e vem investindo na construção de novas creches. A intenção é que até 2021,  25 mil vagas sejam disponibilizadas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem