Educação em Tempo Intergal: uma modalidade para formar cidadãos participativos


No Paraná 15 escolas iniciaram o ano letivo de 2020, ofertando o Ensino em Tempo Integral, de forma exclusiva. Entende-se por  exclusivas de Educação em Tempo Integral, as escolas que ofertam tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio, em período integral. Existem também aquelas que ofertam em tempo integral apenas um nível de ensino, como é o caso do Colégio Estadual Marumbi, pertencente ao Núcleo Regional de Apucarana, que foi autorizado a ofertar a partir desse ano, o Ensino Fundamental em turno integral.

A modalidade integral é o futuro da educação no Brasil. Provavelmente num futuro bem próximo, estudantes da educação básica, em todos os níveis, cumprirão uma carga horária maior para serem aprovados.
 Foto: Arlete Pasqualin
escola integral
Ensino em Tempo Integral pode transformar a educação brasileira

Apesar do pouco tempo de funcionamento, já se pode ver os benefícios que o novo modelo traz para os estudantes. 

A disciplina de Protagonismo tem como objetivo de levar o jovem a  compreender que é ele o centro da prática educativa. O protagonismo é capaz de formar pessoas participativas e com poder de mudar a sociedade.

Através da disciplina Projeto de Vida o estudante é capaz de pensar em seus ideais e objetivos para o futuro, e planejar suas etapas de estudo.

As escolas do Paraná que ofertam Educação em Tempo Integral, de forma exclusiva, tiveram a presença de jovens que estudaram nessa modalidade de ensino,  em outros estados. Os jovens relataram suas experências sobre o novo modelo de ensino.

Segundo Jefferson Alves, que veio de Recife, esse momento foi para despertar as habilidades dos jovens, como a capacidade de sonhar e acreditar em seu potencial.

Tanto para profissionais que atuam na área da educação quanto para os estudantes, a nova modalidade de ensino é algo novo. É necessário um certo tempo para que todos se adaptem aos novos moldes de ensino.

Fonte: Dia a Dia Educação


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem