Ensino híbrido: o que é e como funciona

Ensino híbrido- uma nova realidade - Foto: Pixabay

O ensino híbrido surgiu nos Estados Unidos como o nome de blended learning.  Inicialmente foi implantado em cursos para empresas e posteriormente passou a ser utilizado em escolas.

Em um primeiro momento foi utilizado para complementar o conteúdo aplicado em sala de aula. O avanço das ferramentas tecnológica colaborou para que esse modelo de ensino avançasse. No Brasil o ensino híbrido surgiu nas instituições de ensino superior com os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD.

A pandemia do coronavírus trouxe com ela uma realidade, na qual estudantes e professores precisaram se adaptar a uma nova rotina de estudos. O ensino online fez com que grande parte dos alunos conhecesse um novo jeito de aprender. Embora muitos não tenham acesso aos recursos tecnológicos,  o ensino online conseguiu trazer a sala de aula para dentro da casa de muitos alunos.

A nova realidade já tem  grande chance de continuar fazendo parte da vida de muitos estudantes e professores. O estado do Paraná já anunciou que o ano letivo de 2021 começará no formato híbrido. De acordo com essa proposta enquanto parte dos alunos frequentarem às aulas presenciais os demais estudarão os mesmos conteúdos de maneira online

Segundo reportagem da Escola da Inteligência, através desse novo formato os estudantes têm a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre o recursos tecnológicos, como utilização de e-mails, pacote Office e também a aquisição de conhecimentos básicos como HTML e programação.

Por outro lado existe a preocupação com relação a aprendizagem em um contexto mais amplo, pois em 2020 o ensino remoto deixou lacunas no aprendizado dos alunos.


Fontes: Escola de Inteligência/SEED



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem