O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Marumbi realizou ontem (18), o I Encontro Temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Participaram desse encontro diretores de escolas, representantes do Conselho Tutelar, pais e alunos da APAE e lideranças do município. O objetivo do evento foi apresentar o trabalho realizado pela APAE no que se refere à inclusão de alunos no mercado de trabalho. A abertura dos trabalhos foi realizada pela primeira dama Mara Rejani.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, aproximadamente doze milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência. Segundo reportagem divulgada no site do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) do Paraná, apesar de avanços terem acontecidos ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que pessoas com deficientes sejam inseridas no mundo do trabalho.
Durante o encontro foram apresentadas fotos dos alunos da APAE que estão desenvolvendo algum tipo de trabalho.
Avanços dos estudantes em relação ao trabalho
[caption id="attachment_2284" align="aligncenter" width="400"] Aluno da APAE fala de suas experiências no trabalho [/caption]
O estudante Lucas Mateus Barbosa apresentou um depoimento falando de seu trabalho. Ele trabalha com entrega de lanches na cidade. O aluno falou da importância do trabalho em sua vida. Lucas disse também que com o dinheiro que recebe pelo seu trabalho já conseguiu realizar um grande sonho: comprar uma bicicleta elétrica.
Outro aluno da APAE que já está inserido no mundo do trabalho é o Danilo Pereira da Silva. Ele trabalha no Móveis Apucarana, uma loja de Marumbi. Sua função é montagem de móveis. A psicóloga Keitti Bento sobre a evolução de Danilo.
A aluna Eliane de Almeida, também presente no encontro apresentou avanços e já consegue auxiliar a mãe na produção de queijos. Sua mãe se sente bastante feliz com crescimento da filha. "A Eliane é uma vitória", afirma sua mãe. Além desses três, o aluno Johnny Cleber Ribeiro da Silva também apresentou avanços.
A psicóloga destacou a importância de se ter muita paciência com os estudantes, no início de seus trabalhos. A diretora da APAE Joelma Cividini e a professora Janice Labegalini também apresentaram relatos sobre o trabalho desenvolvido na escola.
Além dos alunos citados existem muitos outros que vêm se destacando em suas atividades. Ficou bem clara durante o encontro que o incentivo a esses jovens é de extrema importância.
Fotos - Mara Rejani, Joelma Cividini e Dayene de Souza
Tags:
Notícias