Novo ensino médio tem carga horária de 3 mil horas ao final do curso Foto: Pexels |
O ano letivo de 2022 chega trazendo novidades para os estudantes do ensino médio. O novo modelo de ensino traz uma matriz curricular com novas disciplinas. Aprovado em 2017 o novo ensino médio, foi implantado esse ano em todas as escolas do Brasil.
A grade curricular vem organizada de acordo com as áreas do conhecimento assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essas áreas são linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
No entanto, a principal mudança é o aumento de carga horária. A partir de agora os estudantes que estão ingressando no ensino médio terão 30 aulas semanais. Ao final de cada ano letivo os alunos terão um total de mil horas, sendo que anteriormente esse total era de 800 horas. Ao final dos três anos do curso, a carga horária será de 3 mil horas.
A implantação do novo ensino médio exigirá das escolas uma grande mudança na rotina de trabalho. Com a inclusão da sexta aula diária, as instituições de ensino poderão prolongar o período de estudos de manhã ou então, optar pelo atendimento dos alunos em contraturno. Além disso, o início das aulas precisará ser antecipado.
Com a finalidade de atender os estudantes e a comunidade escolar cada instituição deverá reorganizar os horários de funcionários administrativos e serviços gerias.
O novo ensino médio no período noturno vem com uma novidade a mais. No estado do Paraná algumas disciplinas da matriz curricular do ensino médio no turno da noite serão ministradas também aos sábados. Uma parte das aulas de Pensamento Computacional, Projeto de Vida, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Educação Financeira serão aos sábados. Talvez essa seja a mudança que mais vai mexer com a vida dos estudantes e profissionais das escolas.
O aluno por sua vez tem a opção de frequentar as aulas no sábado presencialmente ou de forma remota. Porém, a abertura das escolas é obrigatória.
Imagem: Pexels
Tags:
Notícias