Terceirização preocupa escolas no Paraná

 

Serviços gerais e administrativos serão terceirizados nas escolas estaduais do Paraná - Foto: Pixabay

Tudo indica que os trabalhos administrativos e serviços gerais das escolas estaduais do Paraná serão terceirizados a partir do próximo ano.

De acordo com esse novo modelo os funcionários dessas áreas serão contratados e pagos por uma empresa, e não pelo estado.

Esses dois setores estão carentes de funcionários efetivos já faz um bom tempo. O último concurso para a área administrativa ocorreu em 2005 e para serviços gerais em 2006.

Muitas escolas contam com o trabalho de funcionários contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).  Os  contratos são temporários, por isso são encerrados em 31 de dezembro de cada ano, o que causa um grande prejuízo para as escolas. 

O início do ano letivo é sempre tumultuado. Os poucos funcionários efetivos que existem, têm que desempenhar a função dos outros que são dispensados no final do ano anterior. Também existe a descontinuidade dos trabalhos.

Embora os contratos temporários não atendam às necessidades das escolas, a terceirização não seria a solução para o problema, tendo em vista que não trará estabilidade aos funcionários e nem garantirá a continuidade dos trabalhos.

Ainda não se tem muitas informações sobre esse assunto, mas já existe uma grande preocupação. Não se sabe quais critérios serão usados para contratação. 

A APP Sindicato é contrária à terceirização, e está reivindicando a prorrogação dos contratos  de 2020,  para que as escolas possam pelo menos ter funcionários para iniciarem o ano letivo de 2021.

1 Comentários

  1. Eu acho que a terceirização não deveria entrar pss já está muito tempo acho todos que trabalha ou trabalhou pss nunca deixou de cumprir com os direito trabalhador eu acho que terceirização agora prejudica atodos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem