Livros sobre educação inclusiva: saiba quais são os melhores

A inclusão exige diferentes estratégias de trabalho
Foto: Pexels

Promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais exige do professor muita disposição para encarar desafios. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista, altas habilidades ou com dificuldades de aprendizagem em salas de aula comuns trazem aos docentes a necessidade de buscar novos caminhos.

No entanto, faltam ao professor oportunidades de formação para que se sinta preparado para essa difícil tarefa. Sendo assim, a corrida atrás de novas informações que possam melhorar o trabalho em sala de aula deve ser recorrente. 

Dessa forma, a leitura através de livros físicos talvez seja o meio mais fácil. Neste artigo, apresentarei cinco dicas de livros que tratam do tema educação inclusiva. 

Quer saber quais são? Então, continue lendo.


1- Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer?

De autoria da especialista Maria Teresa Eglér Mantoan, esse livro traz a definição completa de educação inclusiva. Ela fala sobre a crise de paradigmas, ressaltando que a escola deve considerar a realidade que a cerca.

Maria Teresa aborda a maneira como as escolas devem se estruturar não só fisicamente, mas também em termos de mudança de cultura. A autora explica o termo inclusão a partir da legislação. O livro ainda reforça a importância da preparação do professor para trabalhar com estudantes com necessidades especiais.


2- Educação inclusiva: Práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões

Escrito por Luzia Guacira dos Santos Silva, esse livro fala sobre as mudanças trazidas pelo processo de inclusão para as escolas comuns. A autora também aborda os mitos e termos utilizados para nomear pessoas portadoras de deficiência.

Luzia oferece orientações e estratégias para tranquilizar os profissionais envolvidos no trabalho de inclusão e como acolher dos alunos. 


3- As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas

A inserção das ferramentas tecnológicas provocou ansiedade nos profissionais que trabalham com educação em um contexto geral. Sem dúvida nenhuma, é necessário um olhar especial para essa forma de ensinar, quando se trata de inclusão.

Os autores Sadao Omote, Cláudia Regina Mosca Giroto e Rosimar Bortolini Poker, mostram nesse livro como a tecnologia favorece a aprendizagem de estudantes inclusos.


4- Educação inclusiva no Brasil: História, gestão e política

De autoria de Ivan Vale de Sousa, o livro fala sobre as políticas educacionais brasileiras sobre educação inclusiva, ressaltando os percursos e avanços dessa área.

Além disso, Ivan destaca os marcos históricos da educação especial no Brasil.


 5- Políticas e práticas de educação inclusiva

Nesse livro as autoras Maria Cecília Rafael de Goes e Adriana Lia Frizman de Laplane, apresentam uma coletânea onde destacam as ideias de autores que falam sobre os obstáculos, contradições, equívocos e a convergência das instituições para a concretização da inclusão.

Agora que você leu esse artigo até o final, que tal conhecer um pouco mais sobre essas obras?


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem