A inclusão exige diferentes estratégias de trabalho Foto: Pexels |
Promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais exige do professor muita disposição para encarar desafios. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista, altas habilidades ou com dificuldades de aprendizagem em salas de aula comuns trazem aos docentes a necessidade de buscar novos caminhos.
No entanto, faltam ao professor oportunidades de formação para que se sinta preparado para essa difícil tarefa. Sendo assim, a corrida atrás de novas informações que possam melhorar o trabalho em sala de aula deve ser recorrente.
Dessa forma, a leitura através de livros físicos talvez seja o meio mais fácil. Neste artigo, apresentarei cinco dicas de livros que tratam do tema educação inclusiva.
Quer saber quais são? Então, continue lendo.
1- Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer?
De autoria da especialista Maria Teresa Eglér Mantoan, esse livro traz a definição completa de educação inclusiva. Ela fala sobre a crise de paradigmas, ressaltando que a escola deve considerar a realidade que a cerca.
Maria Teresa aborda a maneira como as escolas devem se estruturar não só fisicamente, mas também em termos de mudança de cultura. A autora explica o termo inclusão a partir da legislação. O livro ainda reforça a importância da preparação do professor para trabalhar com estudantes com necessidades especiais.
2- Educação inclusiva: Práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões
Escrito por Luzia Guacira dos Santos Silva, esse livro fala sobre as mudanças trazidas pelo processo de inclusão para as escolas comuns. A autora também aborda os mitos e termos utilizados para nomear pessoas portadoras de deficiência.
Luzia oferece orientações e estratégias para tranquilizar os profissionais envolvidos no trabalho de inclusão e como acolher dos alunos.
3- As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas
A inserção das ferramentas tecnológicas provocou ansiedade nos profissionais que trabalham com educação em um contexto geral. Sem dúvida nenhuma, é necessário um olhar especial para essa forma de ensinar, quando se trata de inclusão.
Os autores Sadao Omote, Cláudia Regina Mosca Giroto e Rosimar Bortolini Poker, mostram nesse livro como a tecnologia favorece a aprendizagem de estudantes inclusos.
4- Educação inclusiva no Brasil: História, gestão e política
De autoria de Ivan Vale de Sousa, o livro fala sobre as políticas educacionais brasileiras sobre educação inclusiva, ressaltando os percursos e avanços dessa área.
Além disso, Ivan destaca os marcos históricos da educação especial no Brasil.
5- Políticas e práticas de educação inclusiva
Nesse livro as autoras Maria Cecília Rafael de Goes e Adriana Lia Frizman de Laplane, apresentam uma coletânea onde destacam as ideias de autores que falam sobre os obstáculos, contradições, equívocos e a convergência das instituições para a concretização da inclusão.
Agora que você leu esse artigo até o final, que tal conhecer um pouco mais sobre essas obras?