Trabalho é o principal motivo da evasão escolar Foto: Pixabay |
O Fundo Nacional da Nações Unidas para o Infância (UNICEF), realizou um estudo sobre a quantidade de crianças e adolescentes brasileiros que não estão frequentando nenhuma escola. O Instituto de Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC), foi responsável por esse levantamento.
A pesquisa foi realizada considerando um público com idade entre 11 e 19 anos. O estudo revelou que 2 milhões de pessoas nessa idade estão fora da escola, ou seja 11% não terminaram a educação básica.
Diversos são os motivos que levam esses estudantes a se afastarem dos estudos. O principal deles é o trabalho. De acordo com a pesquisa 48% dos alunos deixam a escola para trabalhar. Em seguida vem a dificuldade de aprender que faz com que 30% dos estudantes não continuem os estudos.
A pandemia também é responsável pela evasão escolar, já que 29% dos alunos não voltaram às aulas presenciais. As crianças e adolescentes também param de estudar por motivo de gravidez, ausência de transporte escolar, desinteresse ou por dificuldades financeiras.
O estudo ainda verificou a saúde mental dos alunos após a pandemia e constatou que 80% deles precisam de acompanhamento psicológico.
A pesquisa foi realizada no mês de agosto de 2022 e 1.100 estudantes entre 11 a 19 anos foram entrevistados.
Fonte: CNN Brasil