Metaverso educativo beneficia estudantes e eprofessores Foto: Pixabay |
Com a aceleração da inserção das
ferramentas tecnológicas na educação, as escolas tradicionais estão a lutar
para se manterem no páreo. Numa era de realidade virtual, os educadores têm
agora uma oportunidade de moldar a cultura educativa atual,
integrando a aprendizagem digital com o ensino e a aprendizagem tradicionais.
Educação metaverso ou educação via internet é uma combinação de meios digitais e analógicos que permite a professores e estudantes partilharem informação online enquanto têm acesso a uma variedade de ambientes virtuais diferentes.
Não se trata apenas de ligar pessoas que partilham os seus interesses. Trata-se de criar um ecossistema saudável onde as pessoas possam aprender sem serem medidas ou julgadas. Vejamos como se pode criar um metaverso educativo que beneficie tanto estudantes como professores.
O que é metaverso?
Para entender melhor é preciso saber a etimologia da palavra. Meta quer dizer além e verso é universo. Sendo assim, metaverso significa além do universo.
Essa é uma
forma híbrida de ensinar utilizando o formato digital e analógico. Usando conteúdos e
ferramentas digitais, não só os estudantes e professores podem criar planos de
aula e exercícios apenas digitais, como também podem colaborar e criar, editar,
e partilhar conteúdos digitais com outros.
Não deixe que o termo "aprendizagem virtual" lhe dê ideias erradas. A aprendizagem virtual é tão aplicável ao panorama da educação digital como é o mundo físico. Com o advento de dispositivos e aplicações móveis, é também possível criar um ecossistema global de destinos de aprendizagem virtual.
Qual é a diferença entre o metaverso e a educação tradicional?
Metaverso e educação tradicional são separados por fatores culturais Foto: Pixabay |
Além da diferença óbvia no âmbito e na tecnologia utilizada, existem também diferenças culturais importantes que separam a educação tradicional da virtual. A educação tradicional baseia-se no estudo da palavra escrita, enquanto o metaverso se baseia no mundo digital.
Além disso, os estudantes nas escolas tradicionais aprendem através de textos, enquanto os estudantes no ensino virtual aprendem através da comunicação visual e da realidade aumentada.
A chave para se criar um ensino digital
verdadeiramente equilibrado é começar por criar um modelo de ensino que seja
relevante para os estudantes e o pessoal docente de hoje em dia. Para tirar
proveito disto, terá que decidir como será o aluno, professor e escola.
Pode começar com uma visão demográfica dos alunos e professores atuais, para que possa selecionar as pessoas ideais para ensinar. Também é preciso avaliar o sistema existente e aproveitar o que há de melhor nele.
Se quiser manter o seu pessoal existente, terá de encontrar um modelo que possa utilizar no novo ambiente. Não é ideal querer acabar com um sistema herdado que persiste apenas na mente dos seus antigos profissionais.
Ao contrário disso, prefira criar uma educação digital que seja simultaneamente atemporal, atual e adequada à próxima geração de estudantes e aos seus pais.
Quais são os benefícios de criar um metaverso?
O metaverso pode diminuir a distância entre aprendizagem tradicional e virtual Foto: Pixabay |
Há uma variedade de benefícios na criação de um metaverso na educação. O metaverso ajuda a quebrar a fronteira entre a aprendizagem tradicional e virtual.
A educação tradicional depende da utilização de conteúdos escritos para todas as instruções. Isto inclui frequentemente planos de aulas, tarefas e classificação. A educação virtual baseia-se na comunicação visual, o que pode ser muito desafiante para os estudantes.
A ideia com um metaverso é trazer a instrução utilizada anteriormente para a era digital. Utilizando conteúdos e ferramentas digitais, estudantes e professores não só podem criar planos de aula e exercícios apenas digitais, como também podem colaborar, criar, editar, e partilhar conteúdos digitais com outros.
Isto pode ser qualquer tipo de conteúdo digital, seja texto, imagem, vídeo, ou experiência interativa.