Pandemia: qual foi o impacto na educação?

 Não há dúvidas que os dois anos de pandemia afetaram drasticamente todos os seguimentos da sociedade. A Covid-19 mudou a rotina de todos os seres humanos.

Em se tratando da educação o novo cenário exigiu mudanças e uma nova maneira de trabalho da noite para o dia. A inserção das ferramentas tecnológicas certamente foi a maior novidade para professor e aluno.


Como está a realidade escolar depois do retorno das aulas presenciais?

De acordo com Daniel Cara, professor da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao UOL News, o impacto da pandemia na educação foi menor do que era previsto. 

Apesar de os dados do Ministério  da Educação (MEC) apontarem que o percentual de alunos com nível de alfabetização inferior aumentou de 15,5% em 2019  para 33,8% em 2021, o professor considera que a Covid-19 poderia ter afetado mais o aprendizado dos estudantes.


Pandemia da Covid-19 traz prejuízos maires para os anos iniciais do ensino fundamental
Foto: Pexels

No entanto, ele vê prejuízos maiores para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Ele ainda afirma que os prejuízos trazidos pela pandemia atingiram estudantes a nível mundial. Daniel acredita que a mudança desse quadro é possível. 

Já a professora Catarina de Almeida, da Universidade de Brasília (UnB) também em entrevista ao UOL News, cita algumas medidas importantes para para melhorar o desempenho dos alunos como menor quantidade de alunos nas salas, melhorias na estrutura das escolas e atenção às questões sociais.


Fonte: UOL Educação


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem