Não há dúvidas que os dois anos de pandemia afetaram drasticamente todos os seguimentos da sociedade. A Covid-19 mudou a rotina de todos os seres humanos.
Em se tratando da educação o novo cenário exigiu mudanças e uma nova maneira de trabalho da noite para o dia. A inserção das ferramentas tecnológicas certamente foi a maior novidade para professor e aluno.
Como está a realidade escolar depois do retorno das aulas presenciais?
De acordo com Daniel Cara, professor da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao UOL News, o impacto da pandemia na educação foi menor do que era previsto.
Apesar de os dados do Ministério da Educação (MEC) apontarem que o percentual de alunos com nível de alfabetização inferior aumentou de 15,5% em 2019 para 33,8% em 2021, o professor considera que a Covid-19 poderia ter afetado mais o aprendizado dos estudantes.
Pandemia da Covid-19 traz prejuízos maires para os anos iniciais do ensino fundamental Foto: Pexels |
No entanto, ele vê prejuízos maiores para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Ele ainda afirma que os prejuízos trazidos pela pandemia atingiram estudantes a nível mundial. Daniel acredita que a mudança desse quadro é possível.
Já a professora Catarina de Almeida, da Universidade de Brasília (UnB) também em entrevista ao UOL News, cita algumas medidas importantes para para melhorar o desempenho dos alunos como menor quantidade de alunos nas salas, melhorias na estrutura das escolas e atenção às questões sociais.
Fonte: UOL Educação